Você já imprimiu o boleto do seu IPVA?
Por Yasmim Rodrigues e Lara Ferreira
Desde o dia 1 de Janeiro de 2021, os proprietários de veículos no ceará já podem imprimir e pagar o boleto do IPVA. Os boletos podem ser encontrados no site da Secretaria da Fazenda e no aplicativo para Smartphone “Meu IPVA” que está disponível tanto para Android quanto para IOS.
O pagamento do imposto poderá ser realizado nos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Santander, Itaú e nas casas lotéricas. Também é possível quitar o imposto por cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco. É importante lembrar que pessoas com deficiência, proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares e veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos do pagamento da taxa.
A expectativa é que em 2021 sejam arrecadados cerca de R$ 1,12 bilhão no Ceará. O imposto pode ser parcelado em até 5 vezes sem desconto, sendo a primeira parcela no dia 10 de Fevereiro e a última no dia 10 de Junho. Além disso, aqueles que optarem por pagar a cota única até o dia 29 de Fevereiro receberão um desconto de 5%.
Cerca de 2,3 milhões de veículos serão tributados esse ano no Ceará. A Secretaria da Fazenda anunciou ainda em 2020, que haveria redução de 4,95% no valor em relação ao ano anterior.
Para fazer o cálculo do IPVA 2021, a Sefaz se baseou no levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a qual retém os dados sobre os preços médios dos veículos; também foram consultados dados do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará.
Alíquotas
As alíquotas do IPVA variam entre 0,5% e 3,5% sobre o valor venal dos veículos. Automóveis e caminhonetes de até 180 cavalos de potência representam a maior parte da frota e possuem alíquota de 3%.
Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras pagam 1%. Motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos de até 125 cilindradas pagam 2%, mas se não tiverem cometido nenhuma infração durante o ano a taxa é reduzida para 1%.