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18 maio

4 dúvidas comuns sobre o Imposto de Renda 2021

Por Yasmim Rodrigues

O prazo de entrega do Imposto de Renda 2021 foi prorrogado, dando a oportunidade de compreender melhor sobre ele. Todos os anos, os contribuintes possuem diversas dúvidas sobre o IR e os casos específicos de cada pessoa. Pensando nisso, a Office preparou as respostas para 5 dúvidas comuns dos contribuintes para te preparar para a entrega do IR 2021.

1 – Posso atualizar o valor do meu imóvel?

Você deve informar o valor de compra do seus bens. A exceção somente para eventuais reformas ou benfeitorias que você possa ter feito. É importante lembrar também que se a sua reforma causou melhorias no seu imóvel, é possível que ele tenha se valorizado, assim, o valor  do seu IR reduza pelo ganho de capital na revenda.

2- Como declaro o pagamento do aluguel que está em nome de um terceiro?

Os pagamentos de aluguel devem ser reportados pelo locatário. Isso significa que caso você não esteja se referindo ao seu cônjuge, é necessário verificar se o pagamento se trata de um empréstimo ou uma doação. O empréstimo seria lançado como um direito de crédito na ficha de de bens e direitos e a doação seria declarada na ficha de doações efetuadas.

3- Quem paga aluguel pode abater imposto?

A despesa com aluguel só está na lista de gastos dedutíveis se você exerce atividades rurais ou conduz veículo empregados pelo setor. E atenção! O montante pago deve ser informado na ficha de pagamentos efetuados, no Código Aluguel.

4- Perdi o recibo da última declaração, como proceder?

Se a declaração foi gravada em um computador, a informação está na pasta “C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF\Gravadas”, no ano em que o informante declarou. Para imprimir o recibo, basta acessar estes dados pelo programa da Receita. A segunda via do recibo também pode ser obtida através do serviço “Declaração IRPF”, no portal e-CAC, acessado com um código ou certificado digital. O método só funciona se o contribuinte já possuir o certificado ou código gerados antes. Se não possuir, a única forma de resgatar o recibo é recorrer a uma unidade da Receita.

5- Quando devo declarar heranças?

É necessário declarar herança se o valor recebido houver sido maior que R$ 40 Mil. Mesmo que os rendimentos estejam abaixo da faixa de isenção. Pois, mesmo que as heranças e as doações sejam isentas de pagar IR, há outros tipos de tributos, como o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação e o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis. É válido ressaltar que as regras podem variar de acordo com o seu estado, por isso, vale a pena conferir as especificações de cada caso.

Caso você tenha mais dúvidas, entre em contato com a Office e nós prepararemos uma orientação personalizada para você. 

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