×
Siga nós
21 jul

Porque definir um nicho para um negócio digital

Que ter um negócio na internet é a sua praia, isso eu já sei. Mas você já sabe o que fazer para se destacar no meio de tantos concorrentes? 

Nesse artigo eu vou te falar o que é um “NICHO” e como a escolha dele pode ser decisiva para você se destacar e ter sucesso no seu negócio online. Então acompanha até o final para não ficar atrás da concorrência.

Para começar eu quero que você entenda que NICHO é diferente de mercado. Quando falamos de mercados estamos nos referindo a algo mais amplo e genérico. Como mercado de moda, mercado da saúde, mercado de tecnologia… por exemplo.

Já o NICHO é algo muito mais específico, é um pedaço menor e mais focado desse mercado. Deixa eu te dar alguns exemplos; finanças, é um mercado, já finanças para casais é um nicho, saúde também é um mercado, mas alimentação saudável para mulheres que querem engravidar é um nicho, mais um, educação é um mercado, já técnicas de estudo para tirar nota máxima na redação do Enem é nicho.

Percebeu que o NICHO é focado em pessoas que têm necessidades e gostos em comum? Pois é, esse é o segredo do jogo. Quando você tem um nicho consegue criar comunicação e produtos que impactam muito mais esse grupo específico de pessoas. Por esse mesmo motivo você também consegue ser reconhecido mais rápido como uma autoridade e pode até cobrar mais caro que os seus concorrentes.

Certo, mas será que ser específico demais não vai me fazer perder audiência e clientes? Na internet não! Diferente de um negócio físico, os seus possíveis clientes não são só as pessoas do seu bairro ou cidade, o seu negócio online pode atingir qualquer pessoa que esteja conectada na internet e que esteja procurando por aquilo que você oferece. Ou seja, são milhares, ou até milhões de possíveis clientes.

Então, você já escolheu um nicho para o seu negócio online? Ainda não? Então eu te desafio a pensar agora em alguns temas e já começar essa escolha. Continue acompanhando nossos conteúdos se você quiser aprender mais sobre nicho e ver mais conteúdo sobre empreendedorismo digital. Até mais!