×
Siga nós
10 jun

Tipos de atendimento ao cliente que aumentam as suas vendas

As pessoas valorizam cada vez mais o posicionamento e a comunicação das marcas e, por isso, é importante priorizar a qualidade no atendimento ao cliente. Por meio de bons relacionamentos, é possível aumentar as vendas e se destacar mais.

Você já deixou de comprar um produto ou serviço por causa do atendimento que recebeu? Essa atitude é mais comum do que algumas pessoas imaginam: não é à toa que um dos maiores motivos de reclamações para organizações são referentes ao atendimento ao cliente.

De acordo com uma pesquisa elaborada pela Microsoft, 67% dos brasileiros relataram que já deixaram de fazer negócios por conta de um mau atendimento em empresas.

Para alcançar o sucesso com mais facilidade e eficácia, é crucial garantir uma experiência mais satisfatória ao público. Por meio de um bom atendimento ao cliente, é mais simples captar e reter consumidores a longo prazo, aumentando a lucratividade.

Pensando em ajudar você a aprimorar o relacionamento com o seu público e expandir as vendas da sua empresa, reunimos os principais tipos de atendimento ao cliente. Confira este post e aproveite!

Qual é a importância do atendimento ao cliente?

Por mais que seja necessário focar na qualidade dos seus produtos ou serviços, o atendimento aos clientes deve sempre receber uma atenção especial: tanto a imagem da sua marca quanto a quantidade de vendas pode ser prejudicada se o relacionamento com o público não for priorizado.

Ao oferecer melhores atendimentos, não pensando somente em solucionar problemas emergenciais, a experiência dos consumidores se torna mais satisfatória, reduzindo as possibilidades de reclamações, gerenciamento de crise ou baixa retenção de clientes.

Então, vale se preocupar com o atendimento em todas as fases da venda, pois o relacionamento é construído em estratégias de longo prazo e não apenas na fase de prospecção dos clientes. 

Apesar de a primeira impressão contar muitos pontos, a comunicação da marca deve seguir os mesmos princípios desde o início até o final da jornada do cliente.

Quais são as técnicas de atendimento ao cliente?

Quem trabalha com a área comercial, sabe que é preciso manter os conhecimentos sempre atualizados devido à constante transformação nos hábitos de consumo e avanços tecnológicos. Para melhorar a performance de vendas, alguns profissionais buscam técnicas para deixar a rotina mais prática e assertiva.

Confira, a seguir, as principais técnicas que podem ajudar o seu time de vendas no dia a dia, a fim de agregar mais valor ao que a sua empresa oferece:

  • explore os diferenciais e benefícios dos seus serviços ou produtos;
  • estude as preferências e necessidades de seus clientes;
  • defina personas para descobrir o público ideal da organização;
  • segmente os consumidores na jornada de compra;
  • ofereça um atendimento personalizado;
  • planeje as estratégias antecipadamente com metas alcançáveis;
  • invista no pós-venda para fidelizar clientes;
  • ofereça treinamentos para o time comercial;
  • tenha uma comunicação transparente e humanizada;
  • saiba como ouvir as opiniões e sugestões dos clientes;
  • integre os seus canais de vendas e comunicação.

Descubra os principais tipos de atendimento ao cliente

Após entender quais técnicas podem ser utilizadas para efetuar um bom atendimento ao público, levando em consideração as necessidades e os desejos dos seus clientes, é importante saber quais são as possibilidades mais viáveis para aplicá-las.

Separamos os principais tipos de atendimento ao cliente, a fim de ajudar você a entender como colocá-los em prática e quais deles podem gerar mais benefícios para a sua empresa. Siga conosco!

Ponto de venda

Os espaços físicos ainda são um dos principais tipos de atendimento, por serem extremamente atrativos aos clientes devido à possibilidade de contato mais aproximado com os serviços ou produtos, além do atendimento presencial.

Para aprimorar os resultados no PDV da sua empresa, é importante que os colaboradores entendam os benefícios de realizar vendas consultivas, informando os clientes e entendendo as suas necessidades para indicar as soluções ideais.

Visita presencial

A visita é uma das formas mais utilizadas pelos negócios B2B para conversar com o cliente de forma mais próxima e organizada.

Com o objetivo de evitar prejuízos financeiros e reduzir falhas nos processos de vendas, é recomendável fazer visitas presenciais apenas em casos específicos, identificando oportunidades de converter vendas maiores, dificuldades logísticas e melhorias no relacionamento com os clientes.

Telefone

Geralmente utilizado como um canal de suporte para solucionar problemas ou tirar dúvidas de forma mais rápida, o atendimento por telefone é um dos mais antigos e acessíveis.

Para melhorar o atendimento telefônico da sua empresa, é preciso atentar para o tempo de espera dos clientes: vale pensar em meios de agilizar o contato para melhorar o relacionamento com o público e reduzir possíveis reclamações tanto dos colaboradores quanto dos consumidores.

E-mail marketing

Depois de muitas pessoas acharem que o e-mail já era uma mídia pouco acessada por ter sido um dos primeiros meios de atendimento aos consumidores na internet, ele continua sendo uma ótima opção para quem deseja construir bons relacionamentos com o público.

Além de reduzir gastos em suas estratégias de marketing, o e-mail pode ajudar a sua empresa a oferecer conteúdos mais relevantes aos clientes, analisar dados e métricas, fidelizar os consumidores e aumentar as possibilidades de conversão de vendas.

Redes sociais

Ter presença online nas redes sociais é uma das melhores dicas para as empresas que desejam ter mais visibilidade no mercado e fortalecer a comunicação com os seus clientes.

Para fortalecer a qualidade do atendimento, é importante estar nas redes em que o seu público também se encontra, otimizando o diálogo, além de seguir os valores da identidade de comunicação do seu negócio.

WhatsApp

Fora o Instagram e o Facebook, entre outras redes sociais, há também a opção de se comunicar pelo WhatsApp, que tem sido uma ótima opção para empreendedores que desejam conversar com os seus clientes e aumentar as vendas sem deixar a praticidade e agilidade de lado.

Além de ser um canal recomendável para melhorar o relacionamento com o público, o WhatsApp faz parte da rotina de muitas pessoas, facilitando as suas estratégias de comunicação.

Oferecer bons atendimentos ao público é algo que deve ser construído a longo prazo, com técnicas, estratégias e canais voltados ao objetivo de impactar positivamente o relacionamento com as pessoas que interagem com a sua marca.

Portanto, é necessário conhecer quem é o seu público, fazer pesquisas de satisfação, analisar quais são os canais ideais para se comunicar e estabelecer uma comunicação estratégica, seguindo os propósitos e objetivos da sua marca, além das necessidades e dos desejos dos consumidores.

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender mais sobre a importância de ter um bom desempenho com o atendimento ao cliente, e quais são as formas de otimizar esse processo para aumentar as suas vendas.

Compartilhe as nossas dicas com outros empreendedores pelo WhatsApp para ajudar mais pessoas. Até a próxima!